sexta-feira, fevereiro 09, 2007

SEGURANÇA

Achei importante a reunião de ontem entre o comando do 5º CICOM da Polícia Militar do Amazonas com o administrador do estádio Vivaldo Lima, Ariovaldo Malizia e os locadores dos bares do estádio, para tratar de assuntos referentes à segurança do torcedor.

Entendo imprescindível a proibição de entrada no estádio de torcedores portando fogos de artifício (inclusive estrelinhas de fumaça), latas, garrafas plásticas e espetinhos de churrasco. Porém na lista de proibições de objetos que não podem entrar no estádio, acho que algumas são exageradas como a proibição de entrada com bandeiras (por conta do mastro, seja de que material ele for) e com guarda-chuvas ou sombrinhas (!!!!)

Não sei se estas proibições valem somente para o jogo de quarta-feira (14/02) entre Fast e Vasco, pela Copa do Brasil, ou se são para toda a temporada. Espero que seja somente para este jogo, uma vez que a proibição de entrada de bandeiras tirará um pouco do brilho das arquibancadas e a proibição de levar guarda-chuvas poderá diminuir mais ainda o público que normalmente freqüenta os estádios, no caso de jogos em dias chuvosos.

Acho importantíssima a iniciativa da Polícia e louvo a preocupação com a segurança nos estádios, porém acho que um fator deve ser considerado ao se decidir por algumas proibições: o nosso povo é extremamente pacífico, principalmente os abnegados que ainda insistem em acompanhar o futebol local.