quarta-feira, março 21, 2007

ANALISANDO O TUFÃO 2007

Passados os primeiros 5 jogos do ano – onde o São Raimundo conquistou 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, sendo desclassificado da Copa do Brasil e ocupando a 3º colocação do estadual a 4 pontos do líder – já dá para se ter uma idéia, de onde este time pode chegar nesta temporada. Ou não chegar, o que seria mais certo afirmar.

Fazendo uma análise do elenco neste início de temporada, estas seriam as primeiras impressões:

Goleiros – dos goleiros do elenco só vi jogar o Weber, que já conhecia de outras temporadas. Os goleiros Betinho (do Compensão) e Nelsinho eu nunca vi atuar. Nesta posição o São Raimundo terá de fazer pelo menos uma contratação para a Série C, já que o Weber é muito instável, e ainda que venha evoluindo, não é goleiro para um time que sonha em voltar à Série B.

Laterais direitos – nesta posição o São Raimundo está bastante carente. Tanto o Mário Jorge, quanto o Claudinho não disseram ainda para que vieram. Para a Série C têm que contratar pelo menos um lateral direito, para ser o titular e quem sabe outro para ser o reserva.

Zagueiros – outra posição aparentemente carente do elenco. Como só vi jogar o Thiago, que é melhor jogador do time, e o Lopes, que apesar de ter feito 2 gols no último jogo é bastante limitado tecnicamente, não tenho como fazer uma análise mais aprofundada. Pela titularidade do Lopes (imaginem os reservas !), para a Série C o Tufão terá de contratar mais dois zagueiros de nível, para termos dois bons titulares e um bom reserva.

Lateral esquerdo – talvez uma das poucas posições regularmente atendidas do elenco. Apesar de não serem jogadores geniais, tanto o Chiquinho, quanto o Lander têm dado conta do recado. Acho, inclusive, que o Chiquinho é mais jogador e merece ser titular.

Volantes – gostei da primeira atuação do Thiago Paranaense, acho o Américo regular (daria para compor elenco no 2º semestre), não vi ainda o paulista, e já vi demais o Adriano “Buchudo” e o Deurick, que são tecnicamente muito fracos. Duas boas contratações são imprescindíveis nesta posição.

Meias de criação – setor mais carente da equipe. O único que se salva é o Peru. O Vilan e o Celino são péssimos. O Vilan, aliás, é um dos piores jogadores que já vi vestir a camisa do Tufão. Duas ou três boas contratações são imprescindíveis nesta posição.

Atacantes – outro setor carente. Gostei da 1ª atuação do Branco, mas os demais são sofríveis. Maranhão, Parintins, Pimenta, Capanema e André não servem nem para compor elenco na Série C. O Buiú é uma incógnita. Não vi ainda uma atuação dele que justificasse a esperança que a torcida deposita nele.

No banco a nossa maior deficiência: o técnico. Como já falei anteriormente não tenho nada contra o Carlos Prata, que me parece ser um grande profissional, sério e honesto, além de ser absolutamente identificado com o São Raimundo, onde sempre fez um bom trabalho nas categorias de base. Porém é muito deficiente taticamente, não dando à equipe nenhuma consistência de jogo, além de escalar muito mal a equipe.

O Tufão pode até ser campeão estadual, dada a fragilidade das outras equipes. Mas para a disputa da Série C é preciso reformular muita coisa, do elenco ao técnico, passando ainda pela formação de uma comissão técnica mais eficiente.

1 Comments:

At 4:45 PM, Blogger Rosana Lopes said...

A melhor atuação q ja vir foi do zagueiro Lopes e do lateral Lander ou dupla perfeita pq naum contratalos de novo, soube q o goleiro labila ta fazendo uma otima atuação no são raimundo de santarém e o zagueiro Lopes esta sem time é uma otima oportunidade de voltarem a ter esse time maravilhoso atuando nesse ano de 2010.

 

Postar um comentário

<< Home