quinta-feira, novembro 30, 2006

O TUFÃO VAI DISPUTAR O ESTADUAL ?

À primeira vista, ao final do jogo de sábado (25/11) contra o Gama, o qual o São Raimundo venceu, mas não evitou a queda de divisão, eu achei que o rebaixamento à série C seria mais traumático do que realmente foi na hora. Comentava porém com os meus amigos de torcida, Henner e Dr. César, que apesar de não estar tão triste quanto achava que ia ficar, imaginava que posteriormente a “ficha” iria cair. E realmente o “day after” foi cruel. Parece que perdemos nossa identidade.

Depois de 7 anos na Série B, ser rebaixado é difícil de engolir. Imaginar o São Raimundo jogando novamente contra os times do Acre, Roraima, Rondônia, Amapá – sem nenhum demérito aos times destes estados – é voltar atrás, para uma página que imaginávamos que já havíamos virado na nossa história. Partir novamente do zero, significa voltar a escrever um livro da primeira página, quando já estávamos escrevendo a sua metade.

Pior é o medo de que o time não se recupere mais. Que vire um Nacional ou um Rio Negro, times que já tiveram seus dias de glória no futebol do estado, mas que não têm mais força para reagir. Times que contam com torcidas envelhecidas e sobrevivem de um ou outro ano bom, quando algum mecenas injeta dinheiro no futebol do clube. Times que não levam mais torcida aos estádios, mas apenas meia dúzia de “gatos pingados”, torcedores fiéis que não abandonam as suas equipes. O Nacional ainda tem um pouco de estrutura, com um bom centro de treinamento e algum investimento nas categorias de base. Os demais não têm nada.

Nos últimos anos a única coisa de boa que aconteceu para o futebol amazonense foi o ressurgimento do São Raimundo, com suas várias conquistas, principalmente nas competições nacionais (tri-campeão do Norte, vice-campeão brasileiro da Série C,) o que levou o torcedor amazonense de volta aos estádios, desta vez mais atuante, usando de novo a camisa do time local.

Temo pelo futuro do time. Recomeçar talvez seja pior que começar. Pior ainda é recomeçar sem um estrategista como o Aderbal lana, que não volta mais ao clube, por desentendimentos com a diretoria. Sem um bom técnico que conheça a realidade do nosso futebol e que tenha experiência/vivência em outros centros para trazer bons jogadores, o São Raimundo não irá a lugar nenhum.

É preciso ficar atento, porque o ano que vem trará uma conjuntura favorável, que poderá levar o time de volta à Série B. Participaremos da Copa do Brasil, onde poderemos arrecadar verba para nos mantermos e já estamos garantidos na série C, com a ajuda financeira da CBF. Apesar disso, só o que lemos nas notícias locais é o completo desmanche da equipe, inclusive com a saída dos jogadores locais. Será que o São Raimundo vai disputar o estadual ?

Receio que não.